Nos últimos anos, os atletas descobriram e se apaixonaram pelo açaí, pois o alimento se tornou a resposta rápida para questões como: o que comer antes do treino? E qual a alimentação ideal para o pós-treino? Mas uma dúvida cruel ronda quem está brigando com a balança: o açaí engorda? Confira agora como consumir e garantir o melhor da fruta.

Efeitos do açaí no organismo pré-treino
A dica para a alimentação antes do treino é investir no consumo de alimentos ricos em carboidratos. Uma opção deliciosa é o açaí. Porém, vá com calma, pois a recomendação é de consumir uma tigela da fruta para quem vai se exercitar por mais de 1h30. Isso porque o açaí tem muita caloria e é uma das frutas com maior teor energético.

O açaí é também uma ótima fonte de antioxidantes e ajuda na regeneração muscular. Para quem pratica exercícios, o consumo de açaí ajuda no combate aos radicais livres causados pela atividade física. Se você comer açaí antes do treino, vai manter o condicionamento físico mesmo depois da atividade.

Efeitos do açaí no organismo pós-treino
Por ser uma ótima fonte de energia, o açaí é um pós-treino fantástico para quem precisa repor a glicose rapidamente. Mas lembre-se de consultar um nutricionista para ter uma dieta específica para você.

Mas o açaí engorda?
O açaí é um alimento delicioso e que tem o tipo de gordura denominada como ?boa?, mas o problema do excesso de calorias está nos acompanhamentos: xarope de guaraná, mel, granola etc. Inclusive, o xarope de guaraná pode dobrar o número de calorias no seu consumo e, assim, o açaí engorda!

Além disso, exceto no Norte do Brasil, a fruta in natura ou a polpa natural não são encontradas com facilidade. A polpa pura in natura possui em média 65kcal em cada 100g, mas o que em geral é comercializado é o sorvete acrescido de inúmeros compostos glicídicos, com cerca de 160kcal em 100g.

Para usufruir dos benefícios do açaí, o ideal é consumi-lo puro. A dica para agradar ao paladar é colocar um pouco de iogurte natural desnatado e uma colher de café de chia. Com isso, você perderá o medo de que o açaí engorda e terá uma combinação com fibras e proteínas.

Fonte: Unimed Fortaleza